Quando fomos pela primeira vez ao Plana BH em 2013 ,e ficamos hospedados na casa do Marco Olivetto e Alice vimos pela primeira vez o Minimoa lá ainda sendo construido ,já estávamos acompanhando a construção dele pelo fórum e-voo ,e ver o tamanho dele foi impressionante ,e a força de vontade dele e determinação foi muito grande,pois o local de construção era pequeno,dentro do apartamento ,no meio da sala .
Acho que a esposa Alice foi a mais paciente dessa construção ,ela comprava a balsa que faltava e aguentou todo o pó de balsa dentro do apartamento rsrsrsrrss .
No ano de 2014 o minimoa estava lá,quase pronto para ser entelado ,mas não tinha previsão de voar naquele ano ,e finalmente no ano de 2015 tivemos este prazer ,de ver aquela linda construção ganhando os ares pela primeira vez ,confesso que foi emocionante pra todos,a vibração e a alegria tomou conta da galera que estava aguardando o voo a alguns anos kkkk ....
Para quem aprecia uma bela construção com detalhes e o vídeo do lindo voo ,veja a baixo o passo a passo:
Minimoa
Texto : Marco Olivetto
Fotos Marco Olivetto e Michelle Claudino
Mesmo aqueles que
possuem pouco contato com planadores serão capazes de reconhecer um Minimoa com
suas linhas agradáveis e asas em forma de gaivota, ainda mais com as características
do modelo suíço, o HB-282 que é muito popular.
A motivação foi o
encontro de planadores do Plana BH, com o tema Retroplana, com o tema
caracterizando modelos antigos.
Portanto acho que não
há necessidade de explicar o motivo da escolha deste modelo para iniciar a sua
construção.
Optei pela planta do
Chris Williams com publicação na revista Radio Control Models & Eletronics (RCM&E)
de julho de 1987, enviei um E-mail para o Sr. Chris Williams para me informar sobre
as características do modelo que me orientou a construir um modelo com algumas modificações
na construção e modificação no perfil das asas, projeto 1992.
Escolhi o modelo antigo primeiro Minimoa do
Chris Williams que tem o perfil Göttingen
681 na raiz, passando para 693 nas
pontas
com redução da espessura de 20% para 17% mesmo com esta redução é bem espesso, proporcionando um voo lento e muito sustentador exatamente o que gosto.
Construção :
Teve
inicio em montagem 28/04/13
Termino 06/02/15
Iniciei a construção pelas cavernas da fuselagem com
algumas modificações, modifiquei as cavernas que foram projetadas para serem de
3/16’’ e usei compensado de 2,5 mm para adquirir mais resistência, pois o nosso
local de voo contem algumas pedras.
O chapeamento da fuselagem é feito com lite ply 1/32’’,
por questões de custo foram substituídas por balsa Mydwest e parte frontal
chapeado com figueira branca com reforços em fibra de vidro do nariz até o bordo
de fuga das asas, o nariz construído com massa plástica e aproximadamente 1,5
KG de chumbo. Para se tornar resistente foi entelado com tela de poliéster do
bordo de fuga até o final da cauda.
O mesmo fiz com o leme substitui a balsa por
compensado e alguns furos para alivio de peso. O estabilizador foi construído conforme
a planta.
A construção das asas ocorreu conforme a planta até
chegar ao momento de unir a fuselagem. É utilizado baioneta da Graupner que foi
substituída por mola de Kombi proporcionando uma estrutura resistente e um
encaixe satisfatório.
Os freios foram modificados é pedido no projeto
freios aerodinâmico da Graupner
com 250 mm, Preferi construí-los, fiz o desenho no papel e passei para o compensado funcionando muito
bem o sistema de guilhotina. Modifiquei comprimento de 250 mm para 320 mm com
pequena redução da altura obtendo praticamente a mesma área.
Cabine
O
modelo foi revestido com tela de poliéster o Oracover branco translucido ORAT
10000, proporcionando muita resistência. Foi pintado com tinta Duco branco e envernizado.
Material Utilizado :
Cola
madeira
Cola
a base de cianoacrilato
Cola Epóxi
Tinta
duco
Laminado
de Figueira branca
Balsa
Midwest
Não
me lembro o nome da madeira da longarina .
Madeira
Pausa para reforços
Compensado
de 2,5 mm
Compensado
de 1/32’’
Fibra
de Vidro e resina epóxi
Vídeo o Voo
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