Curiango -33º Fesbraer -2018 |
Agradecimento especial : Aline Hein
Foi no ano
passado (2018) no Fesbraer ,Festival Brasileiro de Aeromodelismo que acontece
na cidade de Gaspar-SC no CLUBE Asas do
Vale , que vi o sonho de todo
aeromodelistas se tornar realidade ,um
cara que havia transformado sua criação de aeromodelo em um full .
Enquanto o
piloto Elvis fazia passagem com seu avião Curiango ,o narrador Vadico contava
sua historia ,e foi nesse momento que eu fiquei sem saber o que fazer ,tirava
fotos ou parava para observar o voo ?!
Sr Elvis
Hein que é natural do RS,é o sonhador que fez o impossível para fazer da
sua criação de aeromodelo um avião real .
E o inicio
disso ? Bem, vou tentar resumir um pouco dessa trajetóriam,mas fica aqui a dica
para quem tiver um pouquinho de tempo para ler com detalhes a historia do Curiango
escrito pela Aline Hein,que é filha do Sr Elvis e irmã zelosa do Curiango
rsrsrsrsrsrsrs link : http://www.curiangobyelvis.com.br/2017/01/a-historia.html
Quem diria
que aquele aviãozinho de papel nos anos
60 que fascinou o Sr Elvis aos 4 anos de idade
iria ser a sua maior paixão e o inicio de tudo .
Depois de alguns anos ,quando já estava com 17
anos voltou a reencontrar o amigo Chico ,que já era aeromodelista, e já se pode
imagina como foi daí para frente ,Sr Elvis começou a conhecer o aeromodelismo ,
dessa visita ao Chico, rendeu um aeromodelinho meio quebrado,o suficiente para
ser contaminado pelo “Aerocócos” .
Uma frase
dita pelo Sr Elvis no texto me chamou a atenção e acredito que muitos
aeromodelistas irão se identificar : “–
Como eu não tinha dinheiro pra comprar um aeromodelo, eu fazia, eu fabricava os
meus desde o início, comprava as madeirinhas... Eu desenhava, os meus aviões
sempre eram diferentes, eu desenhava um avião e fazia.”
Coisa rara
nos dias de hoje, onde é só pedir algo pela internet ,quebrou tem material para
consertar ,coisas que eram extremamente difíceis de se conseguir naquela época
,tudo demorava e era muito, muito caro .
1982, Ijuí - Rio Grande do Sul |
E no ano de
82 que nasceu a ideia de construir um aeromodelo de asa baixa e como
aeromodelista das antigas ,adivinhem
aonde foi o primeiro desenho desse aeromodelo ? Em um maço de cigarro
,naquele papel branco que tem dentro da carteira de cigarro ,o desenho segundo
ele ficou pequenininho mais bonitinho e logo ele colocou na mesa e transformou
em um desenho onde o aero possui 1.40 de
envergadura ,sei bem como é isso, vi meu marido algumas vezes desenhando
aeromodelos da mesma forma ,e a mágica está em ver voando ,aquilo que até ontem
era somente um desenho . O nome Curiango
foi tirado de um livro de pássaros do pai do Sr Elvis ,ele afirma que o nome
soou bem ao pronunciar .
Starship |
Sr Elvis
construiu alguns curiangos para os amigos,o tempo foi passando e a construção
sendo aprimorada ,e nesse caminho ele conheceu o Gustavo Alonso ,hoje conhecido
como Gugu ,que na época também já construía aeros e com ele aprendeu mais ainda
sobre aeromodelismo e construção.
E o
trabalho dele não foi diferente de muitas outras historias ,construindo na sua
garagem ,entre um trabalho e outro para manter sua paixão pelo aeromodelismo
vivo ,e a divulgação naquela época de trabalhos assim era algo bem difícil
,ele anunciava em uma revistinha de aeromodelismo em SP ,bem diferente de hoje não é mesmo ?!
Ele saiu do
Rio Grande do Sul, em 2001 se mudou
para Tupã/SP onde começou a
trabalhar na extinta Prince, fábrica de aeromodelos ,quem se
lembra dela ?E quem já teve um modelo deles? Foi aqui que o Curiango ganhou o
mundo ,sendo exportado para 8 países ,com o nome de Starship ,já que os gringos
não conseguiam pronunciar o nome Curiango .Mas como em quase tudo na vida obstáculos apareceram e por várias razões
acabram alguns outros projetos não vingando.
E como nada
é por acaso, um amigo do Sr Elvis,o Sr Osmar Leal comprou um ultraleve
experimental e empolgado com a ideia de voar ,logo comprou a planta do KR2 ,e
chamou ele para construir , e foi aí no meio dessa construção que foi
finalizado a planta do Curiango em tamanho Full. Do tempo que passou
trabalhando na Prince ,teve a oportunidade de conhecer pessoas que futuramente
iriam lhe ajudar a transformar seu sonho em realidade ,neste caso o Sr James Waterhouse engenheiro da Aeroalcool.
Mas não
seria tão fácil assim,ir mostrar a planta do avião e pronto, foi aí que o Sr
Elvis teve a maior prova de sua paciência e persistência ,desempregado colocou
a planta do curiango embaixo do braço e foi atrás do Sr James ,e foi um dia inteiro com o avião
e planta em baixo do braço de um lado para o outro ,na expectativa de que ele
pudesse olhar e dar uma opinião .E quase anoitecendo finalmente ele conseguiu
os minutos pelo qual ele esperou o dia todo ,e para a surpresa do Sr Elvis as
palavras do engenheiro foram : “– Você
vai morrer com esse avião, alemão, isso aqui é um caça!”
E vocês
acham que ele desanimou ?! “– Não, mas eu
vou fazer... Se você me ajudar eu vou fazer o avião, se você não me ajudar eu
vou fazer o avião do mesmo jeito!”
E James não
teve muita saída ,que não fosse dar as coordenadas de como fazer a
laminação e informações necessárias
,depois de um tempo ele também ganhou os desenhos das nervuras e vistas do
avião no computador .
Aí você
deve pensar, o Sr Elvis já deveria saber voar ,já para querer construir um
avião, não ,ele não sabia , e foi no
Aeroporto de Tupã que ele aprendeu,
em um Orion de prefixo PU-OVO (o avião parecia um ovinho mesmo,
todo branco).
É difícil achar palavras para descrever a força
de vontade de uma pessoa como o Sr Elvis, acredito que só quem tem um sonho, um
ideal consiga ter capacidade para superar todas as dificuldade ,desempregado
,trabalhando num espaço pequeno e ainda
ter que lidar com pessoas que desacreditavam dos seus sonhos
Mas a vida
mais uma vez estava preparando o caminho para que ele pudesse finalizar seu
“passarinho”, e meio contrariado foi em
um evento em Ituverava e lá conheceu o Roberto
Brito que na época estava construindo um avião em Atibaia/SP e precisava de algumas peças em fibra, e queria saber se
ele poderia fabricar para ele .
Elvis
acabou montado um pequena fabrica de aeros em Tupã,e também construí umas peças
de fibra para aeronaves de pequeno porte .E aí começou uma nova etapa ,ir aos
eventos de ultraleve ,mesmo sozinho para divulgar seu trabalho, que já era
conhecido por ser bem feito e bonito .
Sabem o
Roberto, Beto, que ele havia conhecido ,então ,ele fez uma proposta , para que
o sr Elvis fosse trabalhar na fabrica que o Beto montou . E as coisas
começaram a prosperar ,os ventos que antes sempre eram contra ajudaram o Sr
Elvis a decolar ,apesar do “passarinho curiango” ter ficado um pouco de lado
,acabou sendo muito bom, já que dessa forma ele pode treinar bastante voando muitas horas no KitFox Águia II PU-GJA e no Zodiac
PU-ZOD.
E tudo é
uma questão de tempo ,e depois de tudo se estabilizar foi a hora do Sr Elvis
voltar a dar atenção a sua criação ,trabalhando noites a fora para finalizar
seu projeto .E no dia 13 de janeiro de 2010 finalmente o
Curiango ganhou os ares .
E algo que
mais me chamou a atenção foram as palavras do Sr Elvis sobre seu projeto depois
do voo “— Ele não me surpreendeu, eu
sabia que ele ia ser assim. Eu tinha essa certeza, ele foi projetado pra ser
assim e ele deu na mosca, em cima do projeto, ele deu certinho.”
E tudo
começou com um avião de papel quando ele tinha somente 4 anos, muitos pilotos,
construtores , mecânicos e engenheiros
aeronáuticos tiveram o seu primeiro contato com a aviação através do
aeromodelismo ,foi naquele momento, naquele contato e informações trocadas que
nasceu e fascinou aquela criança ,adolescente e até mesmo um adulto . Resolvi
escrever este artigo com intuito de salientar o quanto o aeromodelismo é
importante e fundamental ,que é dali que nasceram e nascem grandes pilotos e trabalhadores
da aviação.
E quanto
tempo levou para o Sr Elvis realizar este sonho ? 30 anos ,muito ? Não, não é,
tudo que é verdadeiro custa para se
construir e se realizar , cada um tem seu tempo ,então não se preocupe , só não
desista dos seus sonhos ,nem por nada nem por ninguém , nada chega antes ou
depois , tudo chega até você no momento exato , no momento em que você esta
preparado .
Tive um Starship!! Excelente!!!!
ResponderExcluir