Vôo de Lift no Morra da Boa vista -Biguaçu

domingo, 7 de abril de 2019

Juniaer Asas Internacionais -Do Brasil para o Mundo


Texto: Michelle Oliveira  - Fotos : Arquivos pessoais do Rodrigo Pantoja 


  O relato abaixo é um pouco da história de uma empresa brasileira que hoje faz negócios com 16 países e que passou por altos e baixos. A Juniaer superou uma fase muito difícil, onde a pior situação foi no ano de 2012 devido a um problema com um dos sócios, eles tinham duas opções: reclamar e fechar as portas ou se unir e fazer dessa dificuldade um degrau para o sucesso. Adivinhem o que eles escolheram ?!
 



   Quem é aeromodelista ha pouco  mais de 20 anos provavelmente lembra de quando nasceu a Juniaer, foi no ano de 1999 pelas mãos do Sr. Osvaldo Junior.
Em 2002 a Junier passa a ter um novo dono, Sr. José Carlos de Figueiredo Pantoja. Foi quando houve  grandes mudanças na fabricação dos aeromodelos, introduzindo a laminação com fibra de vidro nos modelos A-29 tamanho 46 glow e T-27 tamanho 90/120 glow, depois de dois anos.
  No ano de 2004  o Sr. José Carlos vendeu a empresa Juniaer para seu irmão Rodrigo e a  empresa  ficou sendo formada por: Rodrigo Pantoja, Elton Uzai e Elton Reis, sociedade que permanece até os dias de hoje .Com essa união se deu início uma nova etapa de projetos  ,de 2004 a 2010 onde  Focke Wulf 190 para motor 46/70 glow, uma versão do NA T-6 Texan para motor 90/120 glow, Spitfire 90 e P-40 para motor 46/70 glow. Com o tempo foi aprimorado o processo de fabricação, sempre dando ênfase a qualidade, resistência e principalmente esmero na pintura, prioridade para a Juniaer. Para ganhar espaço no mercado e para que os clientes pudessem conhecer seus produtos  a Juniaer sempre esteve presente em grandes eventos mostrando seus projetos e assim ganhando a cada dia mais confiança do público aeromodelista. Foram alguns anos de Fesbraer   2006,2007,2008 e 2010, e participando  ativamente do grande evento em SP o Giant Itu, onde tiveram o apoio do grande aeromodelista Celso De Santi. 
  Um apoio também muito importante foi da AFA (Academia da Força Aérea) baseada em Pirassununga no Ninho das Águias, e quem ajudou muito foi o Tenente Coronel Gobbet, que levou a equipe da Juniaer para visitas e eventos onde puderam voar seus modelos trazendo  grande aceitação entre eles por reproduzirem modelos da FAB.




  Nos anos de  2014/2015 a Juniaer foi convidada para uma visita particular no hangar da EDA , convite feito pelo Coronel Costa  que recebeu eles juntamente com o Tenente Coronel Gobbet, e foi nessa visita que a Juniaer pode pegar mais detalhes para a construção dos T-27 Tucanos e o A-29 Super Tucano, passo fundamental para aplicar detalhes na construção dos kits, que só  é possível com oportunidades únicas como esta. Isso demonstra como a empresa estava focada em querer mostrar e retratar com mínimos detalhes aqueles aeromodelos que iriam futuramente fazer o Brasil ser reconhecido com potencial em construção de aeromodelos em escala. 


  E a vida se encarregou de colocar no caminho da Juniaer mais um grande parceiro, o Sr Rogério Araujo, apelidado carinhosamente de “Doc” ele foi o responsável por introduzir os aeromodelos na Juniaer nos EUA. Ele levou um modelo para lá para participar do evento Gathering of Eagles: era o que eles precisavam para dar mais um grande passo.
Rogério é bem conhecido no meio aeromodelístico por participar já ha alguns anos do famoso evento Top Gun, e foi ele quem fez contato com Dino Gigiorgio, que é nove vezes campeão e participou deste evento.

Em 2017  Dino Gigiorgio  conseguiu o 5º Lugar com o modelo T-27 Tucano 50cc da Juniaer  no Top Gun  na categoria X-Class, posição excelente para um modelo brasileiro sendo que os demais aeros na colocação a frente dele eram  jatos F-16 da BVM que são considerados excelentes kits em detalhes.

   Nos anos de 2018 e 2019 a Juniaer fez uma parceria com a organização do Warbirds R/C Forever, evento que aconteceu no clube ALA em Limeira-SP para trazerem o assim campeão Dino Giorgio, colocando para Rifa dois modelos, um para cada ano, sendo que no ano de 2018  o ganhador do kit T-27 Tucano 50cc camuflado foi o Vinicius Ocker Ribeiro, que foi campeão na categoria sport scale no campeonato escala brasileiro.

  E  as conquistas não pararam por ai, agora em 2019 o aeromodelista Ralph Esposito  participou do Florida Jets com um T-27 Tucano com motorização turbo-prop e ganhou um troféu com o melhor cockpit de warbird e agora ele se  prepara para levar o modelo para o Top Gun deste ano, juntamente com mais dois T-27 Tucanos da Juniaer com motor 55cc de outros pilotos.
 



  Este ano a Juniaer fechou  vendas com a King Tech turbinas, onde  vão testar  os modelos com  turbinas e será mais um grande passo para eles .
O maior salto tecnológico da Juniaer, foi quando eles tiveram um grande problema, as asas eram feitas de isopor e laminadas com resina e fibra de vidro, e por isso não suportou o calor dos gases do escapamento do motor turbo-prop. Assim o aeromodelista e fabricante do jato Zeus da Tchê Jets Rafael Alonso foi convidado a ministrar um curso de laminação a vácuo e composite, onde agora os kits são chamados de full composite, segundo o próprio Rodrigo essa parceria não trouxe somente conhecimento, mas sim uma grande amizade.
  E as novidades não param por aí, com isso agora a Juniaer está desenvolvendo um novo projeto, mais ousado e importante , o A-29 Super Tucano com 2,80m de envergadura para motor turbo prop 60  ou para 100cc em linha .

 


  A Juniaer tem hoje em produção  os kit dos T-27 Tucanos para motor 20cc , 50cc e Turbo Prop 45,e é considerado o melhor fabricante de kits de Tucanos atualmente no Brasil, afirmação esta baseada em diversas opiniões que li e tive de aeromodelistas de escala.

Agradeço ao Rodrigo Pantoja pela atenção, parabéns pela insistência nos seus objetivos e algo que me deixou muito feliz foi ouvir ele frisar que esse salto que hoje a Juniaer teve em qualidade de fabricação, se deve aos conhecimentos que o Rafael Alonso repassou a eles, ainda é possível se ver o espírito de parceria, companheirismo e amizade no aeromodelismo.

2 comentários: