Texto: Michelle Oliveira - Fotos : Arquivos pessoais do Rodrigo
Pantoja
O relato abaixo é um pouco da história de uma
empresa brasileira que hoje faz negócios com 16 países e que passou por altos e
baixos. A Juniaer superou uma fase muito difícil, onde a pior situação foi no
ano de 2012 devido a um problema com um dos sócios, eles tinham duas opções:
reclamar e fechar as portas ou se unir e fazer dessa dificuldade um degrau para
o sucesso. Adivinhem o que eles escolheram ?!
Quem é aeromodelista ha pouco mais de 20 anos provavelmente lembra de quando nasceu a Juniaer, foi no ano de 1999 pelas mãos do Sr. Osvaldo Junior.
Em 2002 a Junier passa a ter um novo dono, Sr.
José Carlos de Figueiredo Pantoja. Foi quando houve grandes mudanças na fabricação dos aeromodelos,
introduzindo a laminação com fibra de vidro nos modelos A-29 tamanho 46 glow e
T-27 tamanho 90/120 glow, depois de dois anos.
No ano de 2004
o Sr. José Carlos vendeu a empresa Juniaer para seu irmão Rodrigo e
a empresa ficou sendo formada por: Rodrigo Pantoja,
Elton Uzai e Elton Reis, sociedade que permanece até os dias de hoje .Com essa
união se deu início uma nova etapa de projetos ,de 2004 a 2010 onde Focke Wulf 190 para motor 46/70 glow, uma
versão do NA T-6 Texan para motor 90/120 glow, Spitfire 90 e P-40 para motor 46/70
glow. Com o tempo foi aprimorado o processo de fabricação, sempre dando ênfase
a qualidade, resistência e principalmente esmero na pintura, prioridade para a Juniaer.
Para ganhar espaço no mercado e para que os clientes pudessem conhecer seus
produtos a Juniaer sempre esteve
presente em grandes eventos mostrando seus projetos e assim ganhando a cada dia
mais confiança do público aeromodelista. Foram alguns anos de Fesbraer 2006,2007,2008 e 2010, e participando ativamente do grande evento em SP o Giant
Itu, onde tiveram o apoio do grande aeromodelista Celso De Santi.
Um apoio também muito importante foi da AFA (Academia da Força Aérea) baseada em Pirassununga no Ninho das Águias, e quem ajudou muito foi o Tenente Coronel Gobbet, que levou a equipe da Juniaer para visitas e eventos onde puderam voar seus modelos trazendo grande aceitação entre eles por reproduzirem modelos da FAB.
Um apoio também muito importante foi da AFA (Academia da Força Aérea) baseada em Pirassununga no Ninho das Águias, e quem ajudou muito foi o Tenente Coronel Gobbet, que levou a equipe da Juniaer para visitas e eventos onde puderam voar seus modelos trazendo grande aceitação entre eles por reproduzirem modelos da FAB.
Nos anos de
2014/2015 a Juniaer foi convidada para uma visita particular no hangar
da EDA , convite feito pelo Coronel Costa
que recebeu eles juntamente com o Tenente Coronel Gobbet, e foi nessa
visita que a Juniaer pode pegar mais detalhes para a construção dos T-27 Tucanos
e o A-29 Super Tucano, passo fundamental para aplicar detalhes na construção
dos kits, que só é possível com
oportunidades únicas como esta. Isso demonstra como a empresa estava focada em
querer mostrar e retratar com mínimos detalhes aqueles aeromodelos que iriam
futuramente fazer o Brasil ser reconhecido com potencial em construção de
aeromodelos em escala.
E a vida se encarregou de colocar no caminho da Juniaer
mais um grande parceiro, o Sr Rogério Araujo, apelidado carinhosamente de “Doc”
ele foi o responsável por introduzir os aeromodelos na Juniaer nos EUA. Ele
levou um modelo para lá para participar do evento Gathering of Eagles: era o
que eles precisavam para dar mais um grande passo.
Rogério é bem conhecido no meio aeromodelístico
por participar já ha alguns anos do famoso evento Top Gun, e foi ele quem fez
contato com Dino Gigiorgio, que é nove vezes campeão e participou deste evento.
Em 2017
Dino Gigiorgio conseguiu o 5º
Lugar com o modelo T-27 Tucano 50cc da Juniaer
no Top Gun na categoria X-Class,
posição excelente para um modelo brasileiro sendo que os demais aeros na
colocação a frente dele eram jatos F-16
da BVM que são considerados excelentes kits em detalhes.
Nos anos de 2018 e 2019 a Juniaer fez uma
parceria com a organização do Warbirds R/C Forever, evento que aconteceu no
clube ALA em Limeira-SP para trazerem o assim campeão Dino Giorgio, colocando
para Rifa dois modelos, um para cada ano, sendo que no ano de 2018 o ganhador do kit T-27 Tucano 50cc camuflado
foi o Vinicius Ocker Ribeiro, que foi campeão na categoria sport scale no
campeonato escala brasileiro.
E as
conquistas não pararam por ai, agora em 2019 o aeromodelista Ralph
Esposito participou do Florida Jets com
um T-27 Tucano com motorização turbo-prop e ganhou um troféu com o melhor cockpit
de warbird e agora ele se prepara para
levar o modelo para o Top Gun deste ano, juntamente com mais dois T-27 Tucanos
da Juniaer com motor 55cc de outros pilotos.
Este ano a Juniaer fechou vendas com a King Tech turbinas, onde vão testar os modelos com
turbinas e será mais um grande passo para eles .
O maior salto tecnológico da Juniaer, foi quando
eles tiveram um grande problema, as asas eram feitas de isopor e laminadas com
resina e fibra de vidro, e por isso não suportou o calor dos gases do
escapamento do motor turbo-prop. Assim o aeromodelista e fabricante do jato
Zeus da Tchê Jets Rafael Alonso foi convidado a ministrar um curso de laminação
a vácuo e composite, onde agora os kits são chamados de full composite, segundo
o próprio Rodrigo essa parceria não trouxe somente conhecimento, mas sim uma
grande amizade.
E as novidades não param por aí, com isso agora a
Juniaer está desenvolvendo um novo projeto, mais ousado e importante , o A-29 Super
Tucano com 2,80m de envergadura para motor turbo prop 60 ou para 100cc em linha .
A Juniaer tem hoje em produção os kit dos T-27 Tucanos para motor 20cc , 50cc
e Turbo Prop 45,e é considerado o melhor fabricante de kits de Tucanos
atualmente no Brasil, afirmação esta baseada em diversas opiniões que li e tive
de aeromodelistas de escala.
Agradeço ao Rodrigo Pantoja pela atenção, parabéns
pela insistência nos seus objetivos e algo que me deixou muito feliz foi ouvir
ele frisar que esse salto que hoje a Juniaer teve em qualidade de fabricação,
se deve aos conhecimentos que o Rafael Alonso repassou a eles, ainda é possível
se ver o espírito de parceria, companheirismo e amizade no aeromodelismo.
Grande história!!! Parabéns ao redator e ao fabricante!!!
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentário ! Abraços !
Excluir